Projecto SpaceX – Simulação da Física da nave StarShip

Nesta página terão os posts relacionados com este meu bonito projecto, de simulação da Física dos vôos da nave StarShip da SpaceX.

Eu lembrei-me de começar isto no dia 25 de Abril de 2021, no dia de anos do meu pai, que adorava este tipo de coisas.

O objectivo é eu poder analisar melhor os vôos, e a Física de tudo o que acontece, com a minha própria simulação. E depois dá-la a todos os que a quiserem usar, criarei executáveis para Windows e Linux.

E talvez até crie um jogo em que tentemos aterrar manualmente, e talvez com uma animação de um cogumelo nuclear caso falhemos. 😛

Poderei usar também para descobrir quais as melhores estratégias de aterragem para poupança de combustível sem aumentar demasiado o risco de vôos tripulados.

Atenção que isto envolve muita Física, mas a Física em si é na boa, o problema é que não tenho todos os dados da nave em si, pelo que terei de através de vários cálculos chegar a estimativas aproximadas da realidade.

Mas no fim ficará um simulador giro, vão ver.

Colocarei mais posts aqui no Futuro.

2021-04-28.

  • 2021-05-09 – Nova grelha de altitude, display de dados, e outras funcionalidades na Simulação de Física da StarShip, em C/C++…
    Deixo aqui as últimas actualizações referentes ao projecto de rocket simulation, e que mexeram também com o game engine em si. Na Rocket Simulation, poderão ver uma grelha de altitude, um display com dados do foguetão (aqui estático e não relacionado com a altura em si), algumas melhorias gráficas, entre outras coisas que explicarei abaixo, alguns acrescentos à Física da coisa, etc. Eu há dias que não programava, por andar ocupado com outras coisas, e hoje dei uns retoques neste software. Mas muito trabalho nem se verá na imagem. Isto porque, eu estou a usar o meu Game Engine (aquele
  • 2021-05-02 – Começo da migração dos cálculos de Física para o Game Engine na Simulação de Rockets StarShip em C/C++…
    Hoje dei mais uns retoques nisto. Preparei a parte gráfica do Game Engine para depois levar a simulação de Física dos rockets, e já comecei a criar as grelhas para termos visualização melhor da altura. A nível da Física, do lado esquerdo, adicionei novas fórmulas, e já acertei a aceleração de queda até à terminal velocity, tendo em conta as características da nossa atmosfera, a localização dos ensaios, etc, e tendo por base um dia normal de 15 graus de temperatura (não afectaria muito as contas se for 20 anyway). Tenho de fazer ainda muitas contas na parte da Física,
  • 2021-04-28 – Melhoria de cálculos na Física da simulação da nave StarShip da SpaceX e adaptação do meu Game Engine em C/C++ à simulação…
    Tive de usar várias estimativas para chegar a estes cálculos e não poderão ser 100% exactos (ignorem o drag e o weight que não foram acabados mas esqueci-me de os tirar). Na NASA e SpaceX eles têm todos os dados, eu não, tenho de me basear um pouco em estimativas, explicarei abaixo. É uma luta um bocado injusta, mas farei na mesma isto funcionar bem. 🙂 Antes de explicar, queria dizer que hoje dei uns retoques e em duplicado! Por um lado, tenho os scripts à esquerda, usados para os cálculos todos de Física para achar os valores correctos, e
  • 2021-04-25 – Começo de uma experiência de Física relacionada com a StarShip da SpaceX, em C/C++…
    Hoje dei início a uma experiência diferente, também é bom fazer um pouco de rocket science. 🙂 Após me cansar de actualizar o meu site, tarefa que ainda vai levar alguns dias, decidi começar este projecto pequeno. Ele tem a ver com uma simulação que quero fazer do aterrar da nave StarShip da SpaceX. Os primeiros passos são óbvios. Como ela vai aterrar agora na Terra e não num planeta sem gravidade, temos uma atmosfera. Essa atmosfera está dividida em várias partes, como a troposfera, as estratosferas, etc. Em cada uma delas, existem variações de temperatura diferentes, de pressão de

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