Quem Sou Eu, Numa Só Imagem… :)

Para uma pessoa como eu, que faz tanta coisa diferente, só mesmo com uma imagem para passar uma ideia rápida sobre o que sou e faço.

Até porque tal como dizem, “Uma imagem vale por mil palavras”.

Era difícil encaixar tudo numa só imagem, tive de cortar coisas, mas a escolha ficou gira a meu ver.

Todas juntas, dá uma animação engraçada, aqui em GIF (daí com menos qualidade), para terem ideia do efeito:

Quis misturar as partes psicológicas (racional e emocional), e a física, pois no mínimo essas três são necessárias para tentar definir uma pessoa.

E na física em especial a força física, pois uma personagem só com traços mentais perde a piada, o meu vilão favorito, o Khan (“Star Trek – Into Darkness” ou “Star Trek – The Wrath of Khan”), sem aquela força física toda, não teria a mesma piada pois não? Até o Spock na série, tem cabeça mas, tem super força, ou não teria piada. Mas força com agilidade, daí as imagens do skateboarding.

Sobre a minha vida, misturei assim a parte mental, com projectos pessoais (em especial programação), em várias áreas, com artes (como Pintura, Desenho, Música, etc), a parte emocional bem visível e representando a minha maneira de ser e estar na vida, e com a parte física, onde quis exibir força (também sinónimo de uma parte psicológica forte), bem como agilidade, etc.

Se virem, no fundo, estão projectos que vou desenvolvendo, em várias áreas. Tive o cuidado de incluir a àrea financeira, como trading systems, a área de simulações de Física e/ou Matemática (coisas imprescindíveis para mim), o game engine que desenvolvo (adoro videojogos e criarei vários no Futuro), e até o Network Pinger que por ser ferramenta de administração de sistemas e redes, representa também a área de sistemas/redes/cyber-sec, e outras onde trabalhei. Notem que na parte financeira está o sistema cliente-servidor que criei em 2005 para pessoas conseguirem investir sem fazer nada em casa, como alusão à aldeia global e ao que uma pessoa sozinha consegue fazer abrangendo o mundo inteiro.

Estão assim representados vários gostos meus e até grande parte da carreira profissional. Até a parte web development (Internet) lá está escondida!: 😛

Até à esquerda coloquei o algoritmo de geração de GIFs, como sinal de que gosto de criar tudo o mais do zero possível, por muito trabalhoso ou complexo que possa ser, em que usei o C/C++ quando podia ter feito aquilo rápido com C#. 🙂

Depois a parte artística, onde se virem bem, coloquei várias pinturas minhas (impressionistas pois é a minha tendência na área junto com o surrealismo), bem como uma imagem da minha mão num sintetizador, para representar as músicas que compus e toquei e que virão mais no Futuro, bem como um desenho. O desenho teria de ser algo fantasioso, não podia colocar retratos de pessoas que desenhei, e coloquei a Phoenix em sinal de poder e do que costumo dizer, de que devemos ser deuses nas nossas realidades.

A parte escrita da Poesia, Ficção, não podia colocar, daí meti uma imagem do meu “Livro da Bolsa”, de 564 páginas, um livro técnico mas representando a parte das artes escritas, e que tem a foto da minha vista do Porto, como sinal de que quando queremos muito algo, podemos atingi-lo. Eu quando conheci o Porto em 2006, disse a mim mesmo que viveria lá um dia com uma vista sobre o Douro, e pois bem, vivi. Agora vivo mais em Lisboa mas vou lá às vezes.

Coloquei alguma arte digital, algumas muito simples como aqueles quadrados coloridos para dizer que por vezes a beleza está na simplicidade, outras relacionadas com plasmas, e também fogo gerado em tempo real em computador, como alusão a de que tudo no Universo é Matemática e de que há uma fórmula para tudo no nosso universo, até para a criação de fogo, e que isso é em si mesmo Arte. Para não falar da imagem à qual chamei de “Quantum Entanglement” que está no meio mais abaixo, fruto de arte digital que adoro criar por vezes. Quanto à fórmula, criei uma que coloquei à direita para falar disso mesmo, que tudo no Universo tem uma fórmula por detrás.

Na parte das esculturas, meti esculturas abstractas em aço que fiz, que misturam em simultâneo força física e Arte, num equilíbrio perfeito, em harmonia. Uma amiga em tempos falou-me que era incrível as minhas mãos com as quais conseguia dobrar moedas, conseguirem também fazer desenhos precisos, pinturas, etc. Mas a representação ideal da harmonia entre força física e arte talvez seja melhor representada por estas esculturas abstractas.

Depois na parte física, tal como tinha falado, Força e Agilidade. Os meus feitos de força, aliás, alguns deles, como a chave inglesa dobrada em S que só umas 5 ou 6 pessoas no mundo fizeram até agora (todas eles maiores que eu), duas frigideiras enroladas e num local de trabalho (até porque devemos levar a vida com alegria), e abaixo eu a beber um copo de água enquanto seguro 50kg com um bícipe (recorde mundial de quem pesa 2 a 3 vezes mais do que eu ronda isso mas com 2 braços que é mais fácil).

Quanto à Agilidade, decidi colocar imagens minhas a andar de skate, até porque foi o desporto que pratiquei durante mais tempo na vida. 🙂

Faltaria a parte da minha área profissional relacionada com a Formação, à qual me dedicarei no Futuro, daí coloquei a imagem abaixo de mim em ambiente formativo, mas nesse caso relacionada com a Física Quântica, coisa que adoro, apesar de crer num universo de certa forma determinístico, ao contrário de Heisenberg. Também serve para isso o “Livro da Bolsa” à direita. Esta foto do livro representa também o meu gosto por Fotografia.

Tive o cuidado de colocar também eu a levantar o meu sobrinho, “a la Viking”, como sinal de Força mas com a inclusão da Família, e fotos tiradas em eventos ao vivo, como a que estão duas pessoas a tentar desenrolar uma frigideira que enrolei.

Tenho uma imagem minha no fundo à esquerda a descansar à beira Douro enquanto esperava pelo autocarro, no Cais de Gaia, para representar o descanso e as boas coisas da vida.

Juntando agora várias fotos minhas nas mais diversas situações, temos a imagem final.

E tudo isto feito com meras janelas abertas de imagens no meu sistema operativo. É que além de verem o CodeBlocks com os meus programas em C/C++, vêem o Linux o tempo todo, o sistema operativo que uso e meu favorito e importante para mim, e que sozinho no meu Desktop é por si só uma obra de arte, e sendo assim, bastou abrir janelas de fotografias nele e tirar um print-screen no final. O meu sistema operativo todo preparado para ser lindo o tempo todo, fez o resto do trabalho.

Deixo aqui a animação não em GIF mas sim em APNG, apesar de não correr em todos os browsers, mas tem melhor qualidade que a em GIF:

E para terminar, o endereço do meu site, www.goncalo.pt. Pois como costumo dizer, existem muitos Gonçalos no país (ou mundo), mas só um é o Goncalo.PT. ;P

Eu sempre brinquei com isso. Quando na Zon Multimédia usavam emails tipo goncalo.ferreira@zon.pt, eu usava antes zon@goncalo.pt, pois na minha cabeça, eu não era uma pequena parte da Zon, pelo contrário, a Zon é que era uma pequena parte de mim. 😉

Chamei a esta montagem, “The Frayed Ends of Polymathy”, em homenagem à música dos Metallica “The Frayed Ends of Sanity”. E em alusão também ao mundo maluco e esquizofrénico onde vivemos, e onde mesmo assim, consigo sobressair das maneiras mais estranhas. 🙂

2021-05-05.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share