Quem Sou Eu, Numa Só Imagem… :)

Para uma pessoa como eu, que faz tanta coisa diferente, só mesmo com uma imagem para passar uma ideia rápida sobre o que sou e faço.

Até porque tal como dizem, “Uma imagem vale por mil palavras”.

Todas juntas, dá uma animação engraçada, aqui em GIF (daí com menos qualidade), para terem ideia do efeito:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - Animado
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – Animado

Aqui está o meu mosaico “Sobre Mim”, a segunda versão do mesmo, já que a anterior já era de 2021 penso eu e já estava muito desactualizada.

Na anterior, por falta de coisas para meter (pois tinha recomeçado há pouco tempo a voltar a programar), até estava muito básico ou com coisas de fora. Agora está cheio de apenas coisas feitas por mim e nada mais.

Como o criei?

1º – Comecei por criar um mosaico com grande parte dos meus projectos da actualidade (Programação);
2º – Depois inseri algo que represente a minha Arte, meti duas pinturas a pastel, um desenho a lápis, e Música;
3º – Depois adicionei outro tipo de Arte, neste caso esculturas com aço feitas à mão (à Força!);
4º – Depois inseri alguns exemplos de colecção, pois é um dos meus hobbies, coleccionar, neste caso revistas e jogos antigos;
5º – Desportos radicais, com duas imagens de quando andava de Skateboard;
6º – Exemplos de feitos de força que fiz;
7º – Outras actividades, como uma imagem em que dou formação, ou explico Física num vídeo de YouTube;
8º – Gatinhos. Adoro os meus gatinhos, e não podiam faltar a esta imagem que representa um pouco do que sou;
9º – Qualidade de Vida;

Vou descrever passo a passo como o criei…

1º – Comecei por criar um mosaico com grande parte dos meus projectos da actualidade (Programação):

O primeiro passo foi preencher o background com projectos de Programação em que vou trabalhando.

Podem ver nele (todos eles criados do zero em C++):

  • O meu Game Engine (versão 2D), com exemplos de Plataformas, Naves (Shooters) e estratégia com o meu clone do Master of Orion;
  • O meu Software de Análise Técnica, logo no canto superior direito;
  • O meu Software de Colisões de Galáxias e outras simulações de Física, por todo o lado;
  • O meu navegador de Fractais, pois adoro fractais;
  • O meu Trading System’s Back-Tester;
  • No canto inferior direito mesmo no cantinho, o meu software de Formação Knowledge Tester;
  • A versão isométrica do meu Game Engine no canto inferior esquerdo;
  • A versão 3D do meu Game Engine, no canto superior direito (deixei de lado);
  • O meu simulador SpaceShip da SpaceX perto do canto inferior esquerdo;
  • Várias simulações que fiz para o meu Game Engine, desde relâmpagos, chuva, neve, fogo, etc;
  • A simulação de Matrix para representar tudo o que ficou de fora, e como gosto de tentar melhorar mesmo aquilo que vejo em filmes;

Acrescentei no fim também três projectos antigos: O Network Pinger porque na altura foi publicado em várias das maiores revistas de IT da Europa, apesar de ser um projecto que fiz meio à pressa para resolver um problema no meu trabalho (no centro acima), uma imagem do meu projecto MMAT original (Trading Systems, no topo à direita), e perto do meio à esquerda abaixo, um exemplo do GFX-Trading, por ter sido um sistema de investimentos automatizado que permitiu às pessoas ver o seu computador investir em tempo real nos mercados financeiros de câmbios (Forex) globais, em tempo real, sem qualquer intervenção humana, nas suas próprias casas, mais de 10 anos antes de qualquer corretora o fazer:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 00
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 00

2º – Depois inseri algo que represente a minha Arte, meti duas pinturas a pastel, um desenho a lápis, e Música:

Escolhi duas pinturas que fiz, como aquela linda dos barcos em pastel (tenho tendência para o impressionismo), um desenho (poderia colocar caras de pessoas mas para não meter a cara de terceiros meti uma recriação da Phoenix da Marvel como a vi na web, e uma imagem de eu a tocar num pequeno sintetizador, para representar as músicas que compus, e o eu gostar de tocar também:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 01
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 01

3º – Depois adicionei outro tipo de Arte, neste caso esculturas com aço feitas à mão (à Força!);

Meti algumas esculturas a aço feitas com as mãos, à força, na imagem, e assim tenho uma representação da conjugação de Força Física e Arte, que fazia através das minhas obras em aço retorcido.

Usei tanto um barco feito em aço inoxidável retorcido, um coração feito através de uma ferradura que entortei com as mãos, duas frigideiras enroladas em simultâneo porque do que sei só duas pessoas no mundo o fazem ao vivo, e mais acima uma chave inglesa em U, a fazer um bonito pisa-papeis, tudo à esquerda, e no meio uma chave inglesa dobrada em S, dado que só umas 5 ou 6 pessoas no mundo o fizeram.

A da chave inglesa em formato de S, serve também para meter o símbolo Vegan na foto, pois o tenho na t-shirt, e sou considerado um Vegan Ético:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 02
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 02

4º – Depois inseri alguns exemplos de colecção, pois é um dos meus hobbies, coleccionar, neste caso revistas e jogos antigos:

Como adoro coleccionar, decidi colocar duas imagens a representar duas das colecções que faço (são muitas).

Neste caso escolhi de videojogos antigos, através de uma cassete original do jogo Pheenix (a primeira versão e mais rara), e ao lado uma imagem com revistas Spooler, uma das muitas revistas que colecciono (no geral de IT).

Colecciono muitas outras coisas, mas nao podia meter tudo aqui, e como têm a ver com Informática, foram as que seleccionei, a meio abaixo, um pouco à direita, mesmo no fundo da imagem.

E jogos? Porque adoro jogar, e sou um retro-gamer, daí estar mesmo a criar do zero um Game Engine em C++, para um dia recriar vários jogos retro e até criar novos. Adoro videojogos, e o Pheenix foi o escolhido para a minha imagem:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 03
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 03

5º – Desportos radicais, com duas imagens de quando andava de Skateboard:

Isto porque dos desportos radicais que pratiquei, este foi o que mais gostei e mais sinto saudades.

E escolhi uma imagem em que saltava por cima de um obstáculo muito alto (com um ollie muito alto), e outra em que estou a iniciar um double-kickflip 360.

Na altura fazia muitos truques que ainda hoje em dia não vão ver ninguém a fazer em Portugal, como um “Shove-It 180 to Late Under-Kickflip 360” (520 no total, em flat e escadas/muros), entre vários outros.

Mas eu nao ia a campeonatos, não ligava a isso, e porque também não tinha dinheiro para skates na altura, tinha mesmo de ir trabalhar nas férias para os comprar, e por isso só andava alguns meses por ano.

Ainda assim, não vão ver ninguém em Portugal hoje em dia a fazer várias coisas que fiz na altura.

Pratiquei outros desportos, poderia colocar aqui alguma medalha de ouro de Atletismo das escolas quando me conseguiram convencer a participar uma vez, ou de Artes Marciais, e no geral gostei de tudo o que fiz, mas tinha de escolher o que mais gostei, e Skateboard fica espectacular, e foram as que escolhi, mais no fundo da imagem, à esquerda e à direita:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 04
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 04

6º – Exemplos de feitos de força que fiz:

Aqui meti alguns exemplos de quando fazia feitos de força, na altura usando a força física muito fora do normal com que nasci (capaz de fazer coisas que os recordistas do mundo de levantamento de peso não conseguem), fazia demonstrações de força para provar às pessoas que não precisamos de comer carne para sermos fortes, que era a minha maneira de ajudar os animais, promovendo o Veganismo, pois sou Vegan Ético (por amar animais e não por outras razões), todas as imagens na metade de cima, para terem destaque no meu canal de YouTube ou website.

Acima, à esquerda, uma foto minha tirada de uma demonstração de força no C.C. Stop no Porto, durante uns concertos de Metal.

Mais à direita, uma das raras ocasiões que um ser humano dobrou uma chave inglesa de aço, em S.

Mais à direita, uma cena divertida de uma vez em que fiz uma demonstração de força numa festa de Natal do IEFP no Seixal, frente a centenas de pessoas, em que fui uma das duas pessoas no mundo a enrolar duas frigideiras com uma única mão, e em que estavam depois dois voluntários a tentar desenrolá-las, para trazer alguma diversão a esta minha imagem, simbolizando o quanto me diverti entre 2014 e 2017, apesar de essa cena ser de 2019 em que aceitei fazer apesar de já ter deixado essa prática há 2 anos na altura.

Mesmo no fim, à direita e no topo, uma foto de quando levantei o meu sobrinho acima da cabeça com uma mão, e o balancei, pois ele gostava de eu o balançar assim como se estivesse num baloiço, coisas que posso fazer facilmente e que as crianças acham divertido. Também para ter um exemplo de família na minha imagem, que é um valor importante para mim também.

E abaixo dessa, mesmo no fim à direita, uma foto de quando tentei convencer uma associação de power-lifting a deixar-me bater o recorde mundial de levantamento de peso por bícipe.

Na altura o recorde, feito por pessoas com entre 2 a 3 vezes o meu peso (e provavelmente cheios de esteróides pois penso que talvez nem tenham controlo, mas não faço ideia), era de uns 100 Kg a 110 Kg com ambos os bícipes ao mesmo tempo juntos.

Mas eu não podia criar um vídeo com 110 Kg numa barra, não por não a ter porque se preciso comprava os pesos, mas sim porque eu como pesava só 67 Kg para 1,80m de altura, fazia um esforço brutal sobre a minha coluna, pois tombava para a frente (centro de gravidade adiantado). Fiz assim um vídeo em que levantava o peso só com um bícipe, enquanto bebia água com a outra mão e com o dedo mindinho de fora (só possível se não estiver a usar toda a força, senão esmagaria o copo, é para eliminar a força radiante da equação), sabendo eles que com duas mãos levanta-se mais do que o dobro disso, para lhes mostrar que conseguia fazê-lo, mas pedi apenas que me deixassem fazê-lo estando agarrado com cordas à parede, porque o concorrente tem de ter os ombros agarrados à parede.

Eles não mo permitiram, disseram que teria de o fazer sempre sem tirar as costas da parede, e com os 110 Kg, e eu não tinha corpo para isso por isso desisti da ideia.

Aliás, porque raios quero eu tentar bater recordes? Já no início tinha contactado o Guinness até ficar a saber que estava cheio de recordes falsos (como o do homem que dobrou mais pregos num minuto em que não especificaram sequer que pregos são, e eram dos fáceis).

Mas sobrou o vídeo, como recordação, e essa imagem simboliza essa minha desistência de tentar bater recordes mundiais, de voltar aos tempos do skateboard, em que fazia as coisas por diversão, sem querer saber do resto do mundo, de campeonatos e afins.

E abaixo à direita, um vídeo em que levanto o meu sobrinho com um braço, para mais uma vez meter a família na foto:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 05
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 05

7º – Outras actividades, como uma imagem em que dou formação, ou explico Física num vídeo de YouTube;

Para representar a actividade profissional que tenho hoje em dia, a de formador, eu decidi colocar uma imagem perto do centro, em que fazia uma apresentação sobre Física, neste caso Física Quântica, pois adoro Ciências no geral, e neste caso a demonstrar o Padrão de Interferência pois nos leva a questionar a Realidade em si,

À direita acima, um frame retirado de um vídeo em que explicava algo sobre a Relatividade, por gostar de ciências e porque em tempos divertia-me a criar vídeos a ensinar coisas, e fica como recordação desses tempos, do meu gosto em ensinar e partilhar conhecimento:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 06
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 06

8º – Gatinhos. Adoro os meus gatinhos, e não podiam faltar a esta imagem que representa um pouco do que sou:

Eu amo animais, e mais ainda do que pessoas, e não tenho problemas em assumi-lo.

E já tirei dezenas de animais das ruas para cuidar deles, porque hoje em dia pouca gente se dá ao trabalho sequer de tirar um gatito das ruas, quanto mais vários, e eu tento fazer o trabalho de 10 ou 20 pessoas, e já tirei dezenas de animais das ruas e fui cuidando deles, já que outros preferem não gastar dinheiro com eles para poder andar a viajar pelo mundo.

Para representar essa parte de mim, de adorar animais e cuidar deles, meti no meio abaixo, uma imagem do meu Tico, o primeiro gatito que adoptei sozinho (os antes dele eram de família, cuidados em família), e que infelizmente vi partir em 2021. E à direita, uma foto em que estou a beijar a minha gatinha Tótó, que infelizmente vi partir agora em Agosto de 2024, e fica ali em homenagem a ela, pois será sempre parte de mim, e terá de fazer parte desta nova imagem que representa o que sou.

Poderia colocar outros, já vi partir muitos, mas meti só o 1º só meu (tive outros antes), e a última que vi partir.

Coloquei acima no canto superior direito, também uma foto minha de há uns 14 a 18 anos atrás (não se preocupem, não mudo muito com o tempo, estou igual), com dois gatinhos bebés que tinha na altura, símbolo do amor que tenho, tive e continuarei a ter, por todos eles:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - 07
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – 07

9º – Qualidade de Vida:

Sempre dei valor à qualidade de vida.

Não ligo a dinheiro, não ligo a bens de luxo, ando até com um carro de 26 anos normalmente, ando de cabelo despenteado e barba por fazer às vezes, e tshirts baratas da Decathlon, não ligo minimamente a luxos e vaidades.

Mas ligo à qualidade de vida, e dou valor a isso.

Qualidade de vida para mim não tem nada a ver com dinheiro, mas sim com o bem mais precioso do mundo: o Tempo. E sim, eu sei que fiz vídeos sobre Física em que refiro que o Tempo não existe, há anos atrás, e volto a dizer: “O Tempo não existe”, mas refiro-me a essa medida objectiva que criámos para quantificar algo que é subjectivo, ao qual chamamos de Tempo.

Para mim, qualidade de vida é não ter stresses, não pensar no tempo.

É ir de Lisboa ao Porto de carro, e ao invés de ir pela A1 para chegar lá rápido em 3 horas, é levar 5 ou 6 horas a ir devagar pela Nacional 1, e parar em várias localidades, e apreciar a Natureza.

Qualidade de vida passa muito por: “Stress 0”, a meu ver.

Quero lá saber de dinheiros e luxos e vaidades, quero stresses reduzidos ao mínimo, apenas isso.

Essa é uma das razões pelas quais deixei de programar em empresas, apesar de existirem várias.

Abaixo no meio, tenho uma foto em que se vêem os meus ténis na relva, com o Douro à frente, e representa a qualidade de vida que tinha ao trabalhar no Porto, em que no fim do dia eu vinha para casa, e parava no Cais de Gaia, até ao autocarro chegar, e ficava ali a apreciar o Douro, a ver as gaivotas, a ver anoitecer, da mesma maneira que fazia o mesmo no Porto, ao apanhar o 500, esperando-o a ver o rio.

E o vir para casa no fim do dia, no autocarro 500, a ver a paisagem do rio? E parar pela ribeira, ou sentar-me no Cais de Gaia a ver a vista?

Isso é qualidade de vida, só por isso já valia a pena ir trabalhar.

E para melhor representar essa qualidade de vida…

Coloquei acima a meio, uma foto do meu “escritório” no Porto, em que vemos o meu portátil a mostrar o meu Game Engine em funcionamento, na minha varanda-escritório, com a vista mais icónica de todo o Grande Porto à frente.

Isso é qualidade de vida, e é dos muito raros luxos que alguma vez quis ter, pois dou muito valor à qualidade de vida.

E quero ver se tenho ainda mais qualidade de vida no Futuro, se organizo melhor o meu tempo, se faço mais coisas que gosto, se descanso mais, se aprecio as pequenas coisas da vida.

E essa foto no topo da imagem, a meio, da minha vista, representa isso.

Não o luxo que não tenho qualquer que seja, mas a minha Qualidade de Vida, que pretendo manter:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004)
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004)

E assim temos a imagem que me representa, na sua 2ª versão, a de 2024, mais actualizada, e dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, e pois bem, esta imagem representa bem grande parte do que sou.

E criada através da simples abertura de imagens e organização das mesmas no desktop, de um Linux, o sistema operativo que uso e que me dá poder junto com o C++.

Há mais significados escondidos nisto tudo, alguns poderão reconhecer, mas não vou colocar aqui tudo.

O importante, é que esta imagem, sou eu, parte de mim.

Juntando agora várias fotos minhas nas mais diversas situações, temos a imagem final.

E tudo isto feito com meras janelas abertas de imagens no meu sistema operativo. É que além de verem o CodeBlocks com os meus programas em C/C++, vêem o Linux o tempo todo, o sistema operativo que uso e meu favorito e importante para mim, e que sozinho no meu Desktop é por si só uma obra de arte, e sendo assim, bastou abrir janelas de fotografias nele e tirar um print-screen no final. O meu sistema operativo todo preparado para ser lindo o tempo todo, fez o resto do trabalho.

Espero que tenha ficado bem.

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004)
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004)

Deixo aqui a animação não em GIF mas sim em APNG, apesar de não correr em todos os browsers, mas tem melhor qualidade que a em GIF:

Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) - Animado
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004) – Animado

E para terminar, o endereço do meu site, www.goncalo.pt. Pois como costumo dizer, existem muitos Gonçalos no país (ou mundo), mas só um é o Goncalo.PT. ;P

Eu sempre brinquei com isso. Quando na Zon Multimédia usavam emails tipo goncalo.ferreira@zon.pt, eu usava antes zon (at) goncalo.pt, pois na minha cabeça, eu não era uma pequena parte da Zon, pelo contrário, a Zon é que era uma pequena parte de mim. 😉

Chamei a esta montagem, “The Frayed Ends of Polymathy”, em homenagem à música dos Metallica “The Frayed Ends of Sanity”. E em alusão também ao mundo maluco e esquizofrénico onde vivemos, e onde mesmo assim, consigo sobressair das maneiras mais estranhas. 🙂

2024-08-27.

Partilhado no LinkedIn no mesmo dia:

«Aqui está o meu mosaico mais actual (aqui na versão animada).

Em 2021 criei o meu primeiro mosaico, que seria uma forma de representar um pouco o que sou, numa única imagem, pois afinal “uma imagem vale por mil palavras”, e que poderia usar como capa em várias redes sociais.

Como estava desactualizado, criei nova versão em 2024.

Tenho vários, uma só com projectos de Programação, outra em que adiciono Arte (pinturas, desenhos, músicas minhas), noutra adiciono desportos que faço, entre várias outras coisas que fazem parte de mim.

Nesta imagem temos muitas delas juntas, coisas que fazem parte da minha vida, apesar de no LinkedIn ter actualizado a minha banner só com projectos de software, que também tem a imagem completa no meu site abaixo.

De qualquer das formas acima mostro uma animação da mistura de todas as imagens.

Mas a anterior estava muito desactualizada, o meu Game Engine estava muito arcaico lá, as simulações de Astro-Física, nem sequer tinha lá o meu novo software de Análise Técnica, etc.

Esta imagem está bem mais actual.

Bem, agora só daqui a uns anos é que criarei outra.»

Em: https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_aqui-est%C3%A1-o-meu-mosaico-mais-actual-aqui-activity-7234123244646113280-ghqd?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Versão anterior deste mosaico, de 2021:

Quem Sou Eu, Numa Só Imagem… 🙂 (Versão de 2021)
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004)
Quem Sou Eu Numa Só Imagem (2004)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share